A iluminação de locais públicos fornece algum tipo de segurança aos cidadãos? Na realidade, este é o objetivo da iluminação pública, que, além de zelar pelo tráfego de pessoas a qualquer hora, permite também o lazer noturno e mantém seguros locais de movimento. Para isso, é necessário que a luz nas avenidas, alamedas e caminhos seja eficiente, já que, desta forma, fornece ao pedestre visão privilegiada do que está presente à sua volta.
No entanto, o gasto energético para iluminar ruas e avenidas de áreas urbanas sempre foi muito alto. Segundo dados da Eletrobrás, são cerca de 2,2 GW e um consumo de 9,7 bilhões de kWh/ano. Entretanto, com tecnologias mais modernas e um melhor aproveitamento do espaço para instalação dos equipamentos luminotécnicos é possível diminuir este consumo e obter uma melhor eficiência.
Uma iluminação segura começa com o bom posicionamento dos postes nas vias públicas. Estes devem ser alocados estrategicamente nas ruas, levando em consideração o raio de claridade projetado pelas lâmpadas. Neste caso, o potencial luminoso define qual a distância entre um poste e outro. Também é importante que as luzes das lâmpadas tenham um amplo alcance, atingindo locais mais escondidos e afastados.
Considerando que a energia no Brasil corresponde ao segundo maior gasto público, conforme os dados da Eletrobrás, o governo já vem investindo em iluminação de baixo custo, que ofereça segurança, economia energética e potente fluxo luminoso. Por isso, uma escolha que está se mostrando viável em nosso país é a tecnologia LED.
O diodo emissor de luz possui potência luminosa com alcance ainda maior que as tradicionais fontes de luz e brilho intenso, provoca sensação de comodidade. Também apropriado para oferecer efeitos decorativos de ruas e avenidas, sua principal característica positiva é a luz fria e intensa que auxilia na visualização.
Além disso, a vida útil destes produtos chega a 50.000 mil horas, diminuindo consideravelmente o descarte de lâmpadas e os gastos públicos com manutenção.
Seja por meio do LED ou da iluminação convencional, o fato é que a iluminação pública é algo que não deve ser deixado em segundo plano, quando pensamos nos investimentos públicos. Isso porque, além de oferecer mais beleza às cidades, durante a noite, permite que um local se torne mais seguro e, desta forma, ofereça mais tranquilidade para as pessoas aproveitarem a beleza do ambiente urbano.
Add comment