Você sabe o que é lúmen?
O que devo levar em consideração na escolha do LED.
Quando o assunto é iluminação a regra é “clara”, qualidade! Quando se trata das luminárias em LED elas precisam durar e entregar o que prometem. É comum as pessoas se apegarem a voltagem na hora da escolha mas saiba que os Lúmens ou o Fluxo Luminoso de um LED é o que vai definir quantidade de luz em seu ambiente, portanto na hora de escolher se atente aos Lúmens e claro nas garantias.
Exemplo: uma luminária pode te oferecer 50w de potência mas uma pode ser diferente da outra na entrega do Lúmens uma pode ultrapassar 7.000lm enquanto outras não chegam a 3.000 lúmens. Isso define a eficiência energética.
Para explicar de maneira simples, lúmen é a quantidade de luz que uma fonte de luz emite e que nossos olhos conseguem perceber. Ou, em uma linguagem um pouco mais técnica, é o fluxo luminoso emitido pela lâmpada ou fonte de luz. Quanto maior a quantidade de lúmens indicado na embalagem, mais ela ilumina.
Portanto na hora da compra certifique:
1- A quantidade de Lúmens, quanto mais lúmens mais luz.
2- Em caso de iluminação urbana, com o uso da tecnologia LED em postes é indispensável o uso de anti-surto. Ele vai proteger os equipamentos elétricos contra picos de tensão geralmente causados por descargas atmosféricas na rede e regula a tensão fornecida a um dispositivo elétrico.
3- A abertura da lente somada a altura do poste trabalhando em conjunto com a quantidade de lúmens e watts, vai definir o seu ambiente!
O que é Lúmen (lm)?
O lúmen é uma unidade de medida indicada pelas letras lm que serve para padronizar as diferentes lâmpadas quanto ao seu fluxo luminoso/luminosidade. Com essa medida, é possível, por exemplo, determinar a eficiência energética de um produto ou a quantidade de luz que um ambiente necessita.
Qual a diferença entre Lúmen e Watts?
É importante destacar que lúmens e watts se complementam, mas são diferentes. Enquanto o Lúmen é a unidade de medida da luminosidade, o Watts é a unidade de medida para calcular o consumo de energia de uma lâmpada.
O sistema LED, considerado o mais econômico atualmente, tem lâmpadas que consomem entre 4W e 20W. Uma lâmpada incandescente, por exemplo, pode ter consumo superior a 200W.
Lúmens e watts são unidades de medida que devem ser consideradas em conjunto para saber a eficiência de uma lâmpada.
O que é eficiência luminosa?
Eficiência luminosa é a relação entre a quantidade de luz que uma lâmpada produz (em lúmen) e a quantidade de energia que ela consome (em watt). Quanto mais lúmens por watt, mais eficiente é o produto. Um exemplo: para emitir aproximadamente 1000 lúmens, uma lâmpada LED precisa ter potência de 9 watts, enquanto uma fluorescente precisa ter 18 watts de potência e uma incandescente, 70 watts. Portanto é possível ter a mesma quantidade de lúmens consumindo menos Watts (energia elétrica).
Esse é um dos principais motivos da popularização dos LEDS: ele é mais eficiente, ou seja, produz mais luz gastando menos.
Qual é a diferença dos lúmens nas lâmpadas LED, fluorescentes e incandescentes?
Na verdade, existe diferença entre a eficiência de cada uma dessas lâmpadas, já que cada uma delas consegue emitir mais lúmens para cada watt consumido de energia. Confira as informações abaixo:
Lâmpadas incandescentes — Produzem, em média, 14 lúmens para cada watt consumido (eficiência de 14lm/W).
Lâmpadas fluorescentes — Produzem, em média, 50 lúmens para cada watt consumido (eficiência de 50lm/W).
Lâmpadas de LED — Produzem, no mínimo, 85 lúmens para cada watt consumido (eficiência de 85lm/W).
Como opção, no mercado hoje além das lâmpadas temos luminárias prontas, já com a opção de led integrado, luminárias estas fabricadas em alumínio extrudado, já que o alumínio ajuda na questão da dissipação do calor. Mas lembre-se, atente-se sempre ao fluxo luminoso delas, e as suas garantias.
O LED sem dúvidas é muito mais eficientes do que outras fontes de luz, gerando mais luminosidade com menor gasto de energia, refletindo em excelentes índices de economia.
Add comment